Veja como é possível organizar despensa de maneira prática e barata

Organizar despensa de maneira prática e barata é um desafio para todos. Contudo, é possível e te mostraremos o caminho.

Como é sua despensa? Grande e espaçosa, com muitos armários para guardar comidas e utensílios?

Ou a sua casa é do tipo menor, que armazena apenas o essencial para a sua cozinha, lavanderia ou quarto de materiais diversos?

Independente do tamanho da sua despensa, organizá-la é um passo básico para manter sua casa – e sua vida – sob controle.

Por isso, separamos algumas dicas para organizar a despensa da sua casa, independente do tamanho ou da localização dela.

Temos certeza que você vai adorar!

COMECE LIMPANDO

O primeiro passo para organizar despensa é fazer uma limpeza profunda!

Esvazie os armários. Confira quais mantimentos estão dentro do prazo de validade (no caso de usar o espaço para armazenar comida). Ou se os utensílios ainda funcionam perfeitamente (caso vá fazer um repositório para ferramentas).

Entrão, retire a poeira, a gordura e tudo o que estiver sujando o lugar.

No entanto, cuidado!

Evite produtos químicos com cheiros fortes que podem causar mal estar momentâneo e contaminar os seus alimentos. Sendo assim, um pano com álcool em gel é uma boa solução.

PRATELEIRAS SÃO SUAS MELHORES AMIGAS

As prateleiras são de uma simplicidade genial. Quanto mais delas sua despensa tiver, mais possibilidades você terá de organizar os itens presentes nela.

Se você utiliza o espaço para armazenar comida, elas são super úteis para manter itens como açúcar ou grãos longe do chão, onde ficam muito expostos à umidade.

Já se o seu caso é o de armazenar ferramentas ou utensílios de limpeza, separar em caixinhas cada item na prateleira transformará sua despensa em um verdadeiro espaço de produtividade.

CADA COISA EM SUA CAIXA

Bandejas, cestos de palha, de vime ou de plástico, potes de vidro ou plástico…

As opções para guardar o que normalmente ficaria espalhado são várias. E utilizá-las ao máximo é o primeiro passo para uma despensa organizada.

Para atingir a perfeição, sugerimos que você use etiquetas nomeando cada recipiente.

Dessa forma, tudo o que estiver guardado vai ser facilmente identificado quando for procurado.

O ideal é manter os tipos de alimentos agrupados. Feijão e arroz de um lado, conservas e enlatados do outro.

Outra ideia simples e útil é guardar grãos e temperos em potes transparentes. Além da cor que eles dão ao ambiente, a atitude facilita sua vida para encontrar o que procura.

PARA O ALTO E AVANTE

Vamos trabalhar com pouco espaço? Sem problemas. A saída é pelo alto!

Painéis de canaletados e nichos de parede criam ambientes práticos e bonitos.

Se preferir, você ainda pode optar por cestas e telas de aramado. Sendo assim, cria-se um ambiente vertical no qual é possível organizar itens de maneira que eles estejam sempre visíveis.

Caso você opte por esse modo de organizar sua despensa, mantenha em mente o conceito de agrupar itens que sejam similares entre si.

Organizar despensa: minha próxima meta!

Nossas dicas foram úteis para você organizar a sua despensa?

Cuidar dos detalhes com carinho e atenção pode transformar qualquer espaço em um ambiente acolhedor, agradável e muito bonito!

Portanto, não deixe de aplicar essas dicas para facilitar o seu dia a dia.